Descomplicando o veganismo

7 outubro, 2020


 

Um dia de alimentação vegana

7 outubro, 2020


 

Primeiros passos no vegetarianismo

7 outubro, 2020


 

Sou vegetariano e estou com anemia, preciso voltar a comer carne?

4 junho, 2020

Vou te dar algumas informações e você mesmo vai conseguir chegar a conclusão sozinho (a). Você foi ao médico e ele deu o diagnóstico de anemia ferropriva, então ele recomenda que você volte a comer carne para que os níveis de ferro no sangue aumentem. Mas vamos lá: A carne vermelha é realmente fonte de Ferro? Sim, isso é inquestionável. Então quer dizer que não temos fontes de ferro de origem vegetal? Não, de maneira alguma. Feijão, alguns cereais como a quinoa e a aveia, alimentos fortificados são excelentes fontes de ferro, precisam apenas da influência da vitamina C para serem absorvidas.

Então voltando a hipotética história do diagnóstico, você acatou ao conselho do seu médico e voltou a comer carne vemelha, mas qual seria a quantidade?

Vou usar alguns exemplos e começar por um dos cortes de carne mais ricos em ferro: o fígado de boi. Em 100g, encontramos 5,8mg de Ferro. Isso é bastante? Sim. Isso é fonte? Sim também. Mas acompanhe aqui comigo, uma pessoa que tem deficiência desse mineral, suplementaria PELO MENOS 30mg/dia, que corresponde a dose mínima. Então para que uma pessoa que tem anemia, saísse desse estado de deficiência necessitaria, no MÍNIMO, de mais de 500g/dia só de fígado, ALÉM do que ela já come normalmente.
Então seriam 1125kcal, 149g de proteína, 45g de gordura e 21g de carboidrato, APENAS como SUPLEMENTO, fora o restante da alimentação habitual.

Quer mais um exemplo?

Para 30mg de ferro vindos de filé mignon sem gordura grelhado precisaríamos de mais de 1 quilo desse corte carne. Acho que não preciso fazer a conta dos outros macronutrientes para que seja claro a quantidade de nutrientes a mais que teríamos apenas com o intuito de “suplementar”. É importante manter os níveis de ferro, ele é importantíssimo pra inúmeras funções no nosso organismo, fora que os sintomas de deficiência afetam (e MUITO) o dia-a-dia. A anemia de maneira alguma deve ser negligenciada, procure um profissional para a suplementação adequada e sustentável. E você não precisa voltar a comer carne para isso.

Informações nutricionais retiradas da tabela TACO